Sábado, 26 de Setembro de 2020
Cidades

Caldinho de Capela é destaque na imprensa

Por: Vale Agora Web em 03/07/2013 às 14:28

No caldinho de galinha, campeão de vendas, nada de ave congelada. São utilizadas 200 aves por semanaO caldinho de feijão, de galinha ou misto (mix de galinha e feijão) criado pelo alagoano Newton Melo Bastos é a maior celebridade da cidade de Capela, mas para se deliciar nestas iguarias, acerte os ponteiros do relógio, das 9 até 12 horas. O caldinho de seu Newton tem hora marcada, e ele é rigoroso, pode ser o Papa, o governador ou até mesmo o jogador Neymar, depois das 12 horas é encerrado o expediente.  Aos domingos, o movimento no bar é tanto, que as 11h30 não tem mais um pingo do precioso líquido.

Caldinhos preciosos, tanto que o bar é ponto de encontro dos capelenses e dos ilustres turistas, que aterrissam por lá só para saborear os famosos caldinhos, que tem mais de 38 anos de história do seu Newton e sua esposa Dalva, que também está sempre no balcão atendendo com simpatia.

Caldinho de feijão segue a receita da feijoada, mas o grão é o mulatinhoAntes de conhecer o lugar, me alertaram que o de feijão era o tal, mas na cidade de Capela, o caldinho de galinha é a celebridade, campeã de vendas. O caldo é bem suculento e recheado com pedaços da carne da ave. “Galinha congelada não entra na minha cozinha, a ave é abatida na hora, tem quer ser fresco”, conta o seu Newton.

O tempero do caldinho de frango é o mais caseiro, a curiosidade é que não tem alho, e segundo o mestre do caldinho, a ave é cozida na própria gordura, e 80% do couro da galinha é retirado. Por semana, são cerca de 200 frangos.

Para fazer o caldinho do feijão são utilizados 15 quilos do grão, por semana, e a receita é igual da feijoada, mas em vez do feijão preto, o mulatinho é que dá sabor à iguaria. Tive o prazer de saborear o de feijão com carnes (charque, calabresa e verduras) antes de ser triturado no liquidificador profissional, e confesso: o feijão do seu Newton é a sétima maravilha de Alagoas. Na minha opinião, ele poderia ser vendido assim mesmo, com o grão. Porém, seu Newton é um cidadão tradicional e defende que no time que está ganhando não se mexe.

Na panela, o feijão é cozido com as carnes da feijoadaSeu Newton está certo, ele criou e educou seus quatros filhos com o sabor do caldo, uma ideia empreendedora que começou com uma panela que produzia o caldo de mocotó (não tem mais). Hoje, tem nos sabores feijão e galinha, e o misto, que é a mistura dos dois, nasceu por acaso. “Chegou um freguês para saborear o caldinho de galinha, mas estava no final, então misturei com o de feijão, gostaram e ficou até hoje, é o segundo em vendas”, lembra Newton.

O caldinho de Capela é num singelo sobrado, todo pintado de azul, pois ele é azulino de coração. Além dos caldinhos, tem cerveja e cachaça, e, na prateleira, tem confeitos e doces. Na parede, os presentes dos amigos, como um quadro bordado manualmente que conta a história do caldinho com hora marcada.

O bar funciona todo dia, com exceção do dia do Santo Antônio (13 de junho) que é fechado – “Meu filho chegou a ser desenganado pelo médico, e me aconselharam fazer uma promessa para Santo Antônio e alcancei a graça, prometi não trabalhar no dia do santo”, diz.

Seu Newton, diz que “comida é inteligente”, e os famosos caldinhos de Capela tem história, sabor único, e claro, agendar uma viagem até Capela para saborear os caldinhos é um viés do turismo cultural e gastronômico. E tem mais: no modesto bar tem embalagens para viagem.

Seu Newton, no seu modesto bar, é um patrimônio da cidade de CapelaCapela tem roteiro cultural e gastronômico para quem aprecia a simplicidade da cozinha alagoana.

Caldinho de Capela

R$ 3,00 (galinha, feijão ou misto) – R$ 4,00 (para viagem)

Não aceita cartão, só dinheiro

Funciona todo dia.

Endereço: Rua Francisco Avelino, 446 – Centro de Capela – Telefone: (82) 3287.1345

Por Blog Nide Lins/TNH1

 

 

 

Notícias Relacionadas

7 Comentários

  1. Rossana Bastos

    jul 04. 2013

    Adoro esse caldinho! È uma delicia!

    Responder esse comentário
  2. Rossana Bastos

    jul 04. 2013

    Adoro esse caldinho! È uma delicia!!!!!

    Responder esse comentário
  3. maria

    jul 07. 2013

    Muito delicioso apareça e comprove

    Responder esse comentário
  4. maria

    jul 07. 2013

    Muito delicioso adoro não existe outro igual é uma tradição

    Responder esse comentário
  5. Ernande

    jul 10. 2013

    Sempre que posso passo lá pra deliciar essa maravilha de caldinho,quem não conhece passe lá e comprove.

    Responder esse comentário
  6. Nesse eu boto fé, muito bom mesmo....

    jul 13. 2013

    Nesse eu boto fé, muito bom mesmo, passa lá que você vai voltar novamente. Abraço a todos.

    Responder esse comentário
  7. Maria do Perpetuo Socorro C Leitao

    dez 03. 2014

    Gostaria de obter a receita do caldinho de galinha do Sr Newton

    Responder esse comentário

Deixe um comentário