Sexta-Feira, 17 de Novembro de 2017
Cultura

Filme de diretor viçosense participa de festivais no Brasil e Portugal

Por: Vale Agora Web em 03/09/2017 às 7:02
Cena do filme As Melhores Noites de Veroni.

Cena do filme As Melhores Noites de Veroni.

Os filmes “As Melhores Noites de Veroni”, “Wonderfull – meu eu em mim” e “Os Desejos de Mirian” representarão Alagoas em três festivais de cinema realizados, respectivamente, nas cidades de Brasília (DF), Vitória (ES) e Figueira da Foz, em Portugal, no mês de setembro. Os três curtas-metragens foram contemplados com o Prêmio Guilherme Rogato, lançado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac).  “Ressonância”, “O Cortejo”, “Avalanche” e o “O Cavalo” também são vencedores do mesmo edital, mas ainda não foram lançados.

As “Melhores Noites de Veroni”, de Ulisses Arthur, participará da mostra competitiva da 50ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que será realizado entre os dias 15 e 24 de setembro, no Cine Brasília. Dos 778 filmes inscritos, apenas nove longas-metragens e 12 curtas-metragens foram selecionados.

Com apenas 23 anos, o diretor Ulisses Arthur, viçosense, reconhece a importância do edital para a produção audiovisual alagoana. “Produzir cinema é caro e complexo. Então, o Prêmio Guilherme Rogato foi fundamental para que a gente pudesse materializar ideias que a gente tem há muito tempo”, disse.

Nas palavras de Ulisses, o filme “aborda a história de uma mulher casada com um caminhoneiro que passa muito tempo na estrada. Para superar as ausências do marido, a personagem busca soluções criativas para sair da rotina. Então, podemos dizer que é um filme sobre as transformações afetivas de uma mulher diante de seus conflitos cotidianos”.

“Wonderfull – meu eu em mim”, de Dário Júnior, está entre os 107 filmes selecionados para a 24ª edição do Festival de Cinema de Vitória, que acontecerá entre os dias 11 e 16 de setembro no Teatro Carlos Gomes. Neste ano, a curadoria do evento recebeu 1.048 inscrições de produções audiovisuais realizadas em todas as regiões brasileiras.

Vencedor do prêmio de melhor filme da VII Mostra Sururu de Cinema Alagoano em 2016, o documentário tem como personagem principal a transexual Natasha Wonderfull.  Para o diretor Dário Júnior, compartilhar a produção audiovisual com públicos de outros estados do País é ainda mais emocionante.

“Dividir a história de Natasha com outros públicos é motivo de muita alegria. O mundo trans é marginalizado e colocado como algo negativo na sociedade e eu quero mostrar que uma transexual é humana, trabalhadora e mulher que tem defeitos e qualidades. A minha ideia sempre foi trazer esse sujeito para fora da tela para que ele pudesse dialogar com outras pessoas”, enfatizou.

“Os Desejos De Mirian”, de Nuno Balducci e Ismélia Tavares, é uma das 67 produções audiovisuais selecionadas para a quarta edição do Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz, o Figueira Filme Art 2017. O curta-metragem, que reflete sobre os efeitos das redes sociais nas relações interpessoais, concorrerá com filmes de diversos países como Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Japão, México, Áustria, França, Chile e Itália.

O diretor Nuno Balducci enxerga a participação do curta-metragem no festival como uma oportunidade de mostrar ao mundo a qualidade das produções locais. “Representar Alagoas lá fora é uma responsabilidade e um grande prazer. Acredito que é importantíssima a participação das nossas produções em festivais internacionais e nacionais porque isso possibilita mais visibilidade para o nosso Estado”, afirmou.

Segundo o presidente da Fundação, Vinicius Palmeira, o reconhecimento é fruto da política de incentivo à cultura, adotada pelo Município na atual gestão. “Quando uma produção é estimulada, como estamos fazendo há cinco anos, ela tende a crescer e a dar muito resultado. É característica do nosso Estado e da nossa cidade projetar esses produtos culturais para fora de suas fronteiras. Então, é natural na nossa produção artística esse nível de abrangência”, destacou.

Por Ascom/Fmac com Redação

 

 

Notícias Relacionadas

Um Comentário

  1. ismelia Tavares

    set 03. 2017

    Boa Tarde. A manchete desta materia esta errada. Diretor Viçonsence participa de mosta no Brasil e diretor de Maceio que esta com filme sendo exibido em Portugal. Ismelia Tavare-produtora do filme Os Desejos de Miriam que estreou em Portugal e em Anapolis,Goias. Grata

    Responder esse comentário

Deixe um comentário