Sábado, 24 de Junho de 2017
Geral

Cultura e Turismo de Viçosa participam de reunião da Governança da Região dos Quilombos

Por: Vale Agora Web em 18/02/2017 às 10:26
Reunião na SEDETUR. (Foto: Ascom).

Reunião na SEDETUR. (Foto: Ascom).

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Viçosa, a convite da SEDETUR (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo),participou nesta quinta (16), da primeira reunião de 2017 da Instância de Governança da Região dos Quilombos. Na ocasião o Secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Jader Tenório e o Gerente de Turismo, Vinícius Cavalcante, discutiram junto com os demais participantes da reunião estratégias e ações para fomentar a atividade turística na região.

Entre os temas abordados, destacamos o CADASTUR (Cadastro Oficial dos Empreendimentos, Equipamentos e Profissionais do Setor turístico no Brasil), um banco de dados de referência nacional, que tem como objetivo promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços do turismo no Brasil. O Cadastro é uma importante fonte de informações para o planejamento e atuação do governo para fomentar o desenvolvimento de políticas públicas para o setor de turismo, bem como, uma importante fonte de consulta para o mercado turístico brasileiro (turistas, consumidores potenciais e outros prestadores).

O CADASTUR traz como principais benefícios: Incentivo a participar de programas e projetos do governo federal, participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo, acesso a financiamento por meio de bancos oficiais, apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo, visibilidade nos sites do CADASTUR e do Programa Viaje Legal.

Devem se cadastrar no sistema acampamento turístico, agência de turismo, guias turísticos, parques temáticos, empresas organizadoras de eventos, hotéis, pousadas, hostels, transportadora turística.

Viçosa desde o ano de 2002 foi incluída na Rota dos Quilombos, cidade que foi descrita em 1914 no livro de Alfredo Brandão, Viçosa de Alagoas, como a cidade que teria sido palco da emboscada e morte a Zumbi dos Palmares, pelos bandeirantes na Serra dos Dois Irmãos.

Desde o ano de 2004, de forma muito singela, grupos de excursões escolares e de turistas que tinham conhecimento do fato através de sites de busca, e outras fontes, chegavam até a cidade e eram conduzidos por pessoas da comunidade, conhecedores das histórias que envolvem todo o entorno da serra, mas infelizmente com pouco ou nenhum conhecimento técnico da profissão de guia turístico. Todos esses eventos têm o objetivo de aumentar o leque de conhecimento dos gestores da cultura e turismo em nossa cidade, viabilizando capacitações para os que desejem desbravar o turismo em nossa cidade.

Precisamos explorar esse potencial do nosso turismo cultural, do turismo rural eturismo ecológico, sobretudo com mão de obra qualificada, com conhecimento técnico e sobretudo histórico de nossa região, perdemos muito durantes anos, por não investir em capacitação, agora o nosso desejo é fazer diferente, acredito que essa parceria com a SEDETUR vai dar certo, trazendo muitos benefícios para Viçosa”, comenta Vinícius Cavalcante Gerente de Turismo.

Na aquisição de um pedaço de terra próximo ao Tangil, soube pelo antigo dono que havia uma pedra lascada, com uma rachadura enorme e algumas coisas pintadas na pedra, histórias contadas por seus antepassados a ele, assim que adquiri essa terra, montei no lombo do meu cavalo e fui até o local onde tive uma surpresa, eram pinturas rupestres, e a pedra provavelmente deva ter sido lascada, e pelo peso não foi retirada do local pelos mesmos que deixaram os desenhos. O grande desafio de agora em diante é retirar todos esses esboços do papel, procurando catalogar todos os locais em Viçosa com potencial turístico, conhecer mais a fundo a sua história e explorar eles de forma adequada, sem degradar o meio ambiente, os locais que se encontram inadequados a visitação, tornar isso possível, para geração de emprego e renda em nosso município, dando oportunidade de novos empregos para a população. Finaliza Jader Tenório Secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Viçosa.

A secretaria promete que, após o período do reinado de Momo irá finalizar o planejamento cultural de 2017, em breve estará tornando público esse calendário.

Por Assessoria

Notícias Relacionadas

Não há comentários.

Deixe um comentário