Quinta-Feira, 17 de Outubro de 2019
Geral

Eletrobras e Polícia Militar deflagram operação ‘Frozen’

Por: Vale Agora Web em 25/02/2016 às 8:03
O objetivo identificar possíveis fraudes no consumo de energia elétrica em fábricas de gelo localizadas no Litoral Sul e em Maceió (Crédito: Ascom Eletrobras)

O objetivo identificar possíveis fraudes no consumo de energia elétrica em fábricas de gelo localizadas no Litoral Sul e em Maceió (Crédito: Ascom Eletrobras)

A Eletrobras Distribuição Alagoas, com o apoio de policiais militares, deflagrou na manhã desta quarta-feira (24) uma operação denominada ‘Frozen’. Assim chamada por ter como objetivo identificar possíveis fraudes no consumo de energia elétrica em fábricas de gelo localizadas nos municípios de Piaçabuçu, Jequiá da Praia, Pontal do Peba, Coruripe, Marechal Deodoro e Maceió.

Mais de 20 policiais acompanharam os quase 50 técnicos da Eletrobras, que percorreram 22 empresas de fabricação de gelo. Em Maceió, a operação rendeu três prisões em flagrantes e mais uma em Marechal Deodoro. Os proprietários das fábricas foram levados para a Central de Flagrantes e indiciados por furto de energia, crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro.

No total, oito fábricas de gelo foram autuadas pela Eletrobras. Entre as irregularidades encontradas havia adulteração no medidor, caracterizando fraude; ligação direta – sem medir o consumo; derivação no ramal de entrada, caracterizando furto de energia; e distribuição indevida de energia, já que a legislação só permite uma entrada de alimentação por unidade consumidora.

Fazia mais de dois meses que a Eletrobras vinha monitorando o comportamento de consumo desses clientes e chegou aos locais por meio de denúncias registradas junto à Empresa. A partir daí foi montada a operação junto com a Polícia Militar, por meio do comandante de Policiamento da Capital, coronel Marcos Sampaio e do comandante de Policiamento de Área do Interior da Região II, tenente-coronel Wilson da Silva. A ação também contou com a parceria da Polícia Civil.

Segundo o gerente do departamento de Medição e Combate às Perdas, Givanildo Duarte, a operação foi um sucesso e a Eletrobras continua com as ações até o final desse mês.

A Eletrobras recebe denúncias de furto de energia pelo site da Empresa: www.eletrobrasalagoas.com ou pelo telefone 0800 082 0196. Para denunciar não é preciso se identificar, basta ter informações básicas que facilitem a Eletrobras chegar ao local da irregularidade e ao seu autor ou beneficiado com o crime.

TNH1

Notícias Relacionadas

Não há comentários.

Deixe um comentário