Segunda-Feira, 17 de Dezembro de 2018
Maceió

Hemoal pede solidariedade de doadores para reforçar estoque de sangue

Unidade dispõe de apenas 36% da oferta necessária, que corresponde a 110 bolsas

Por: Vale Agora Web em 26/10/2018 às 6:20

201612271415_fcbd369a5aO estoque de sangue no Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está em nível considerado crítico. A demanda de doadores voluntários em Maceió e Arapiraca, no Agreste do estado, não tem sido suficiente para suprir a carência. Atualmente, a unidade dispõe de apenas 36% da oferta necessária, que corresponde a 110 bolsas, quando o recomendado pelo Ministério da Saúde seriam 300 bolsas.

“Estamos precisando de doadores voluntários de qualquer tipo sanguíneo: A+, B+, AB+, O+, A- e AB-. Todos estão em estado crítico. Por isso, pedimos a solidariedade dos alagoanos, porque  esse gesto é um remédio que salva até três vidas”, apelou a assistente social do Hemoal, Natacha Souza.

Durante o período das eleições, em que a população tende a viajar, as doações diminuem, razão pela qual a assistente social considera importante que os doadores se dirijam aos postos de coleta para que a saúde dos pacientes não seja prejudicada pela falta de sangue. Sobretudo neste fim de ano e início de 2019, período em que normalmente ocorre redução na oferta de doações.

Qualquer pessoa a partir de 16 anos pode doar sangue. As exigências do Ministério da Saúde é que o candidato tenha peso igual ou superior a 50 kg, idade entre 16 e 69. Nos postos de doação, apresentar documento de identificação com foto. Menores de18 anos têm que estar acompanhado dos pais, portando documento de identificação oficial e original.

Os voluntários podem fazer a doação em três postos fixos. Em Maceió, no Hemoal Trapiche, localizado na Rua Dr. Jorge de Lima, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Também é possível se candidatar à doação de sangue no Hemoal Farol, que funciona no Hospital do Açúcar, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h.

No interior do Estado, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar). A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17:30h

 Por Greyce Bernardino | Portal Gazetaweb.com    

Notícias Relacionadas

Não há comentários.

Deixe um comentário