Domingo, 24 de Janeiro de 2021
Política

Críticas de moradores a acordo feito por Gaspar com Braskem marcam o guia

População comenta postura de candidatos junto às vítimas afetadas pelas rachaduras

Por: Vale Agora Web em 23/11/2020 às 21:31
JHC esteve no Pinheiro para mostrar situação do local FOTO: REPRODUÇÃO

JHC esteve no Pinheiro para mostrar situação do local
FOTO: REPRODUÇÃO

No Horário Eleitoral Gratuito desta segunda-feira (23), o sofrimento dos moradores do Pinheiro e dos demais bairros afetados pela atividade mineradora da Braskem foi lembrado pelo candidato JHC (PSB), enquanto Alfredo Gaspar (MDB), candidato dos Calheiros e do prefeito Rui Palmeira, atacou o adversário e voltou a falar de seu próprio desempenho à frente da Segurança Pública de Alagoas. Os dois candidatos disputam o segundo turno das eleições, que acontece no próximo domingo (29).

JHC abriu o guia eleitoral com depoimentos da população, que falou sobre o difícil período de incertezas e da falta de garantias diante das rachaduras que se agravaram nos imóveis existentes nos bairros no ano de 2018, após um tremor de terra ocorrido na região. Ao mesmo tempo em que falavam das dificuldades, os moradores do Pinheiro citaram os acordos feitos com a Braskem, inclusive pelo Ministério Público Estadual, à época, liderado por Alfredo Gaspar, sem que a população fosse ouvida.

“Fizeram um acordo, sentados no gabinete, sem escutar a população, sem ouvir as reais necessidades. Enquanto Alfredo Gaspar fazia um acordo com a empresa, sem ouvir as vítimas, JHC escutou a população e abraçou o povo dos bairros atingidos, criando a Comissão Externa do Pinheiro na Câmara dos Deputados”, relatam os populares, enquanto o narrador diz que o “caso Braskem mostra quem está do lado do povo”.

 

Horário Eleitoral Gratuito de JHC de segunda-feira

.

A atuação do prefeito Rui Palmeira e do governador Renan Filho diante do caso também foi lembrada durante o guia eleitoral. “Eu não podia começar esse segundo turno sem falar de um dos maiores problemas da nossa cidade. Estou aqui no bairro do Pinheiro, que junto com Bebedouro, Mutange e Bom Parto sofrem com o afundamento causado pela Braskem desde 2018. Um problema sério, que acabou com a vida de milhares de famílias, vítimas da irresponsabilidade de uma empresa e do descaso do poder público. O prefeito Rui Palmeira, a família Calheiros e o candidato Alfredo Gaspar, que poderiam estar juntos naquela época para resolver o problema, só se juntaram agora, em época de eleição, para pedir o seu voto”, afirma JHC.

O candidato do PSB também aproveitou o espaço para apresentar as propostas criadas para amenizar os prejuízos causados pela Braskem. “Como prefeito, vou pedir indenização à Braskem pelo prejuízo causado à cidade, como praças, escolas, unidades de saúde, saneamento e meio ambiente. Vamos cobrar tudo o que foi tirado das pessoas”, afirmou o candidato, que também promete suporte jurídico para as famílias afetadas, a criação de um Fundo de Amparo às Vítimas e a isenção do IPTU para as pessoas, onde estiverem morando.

Alfredo Gaspar esteve no Benedito Bentes ouvindo morador

FOTO: REPRODUÇÃO

Alfredo Gaspar

Na segunda metade do Guia Eleitoral, o candidato Alfredo Gaspar falou sobre os parentescos do adversário, citando o pai e a mãe de JHC (João Caldas e Eudócia Caldas), que são políticos, assim como um irmão dele. Também lembrou o vice da chapa do adversário, Ronaldo Lessa, que foi governador de Alagoas por oito anos, e a ex-prefeita de Maceió Kátia Born, que também apoia JHC.

E os ataques continuaram, com o depoimento do prefeito de Ibateguara, Geo Cruz, atacando JHC e dizendo que, caso ele ganhe, quem vai administrar a capital alagoana é o pai dele, João Caldas. Alfredo também usou o tempo no guia para questionar o eleitor se ele sabe quanto JHC, como deputado federal, destinou para escolas, saneamento e asfalto, pergunta que o próprio narrador responde: zero.

Terminados os ataques, Alfredo Gaspar voltou a citar seu desempenho à frente da Secretaria de Segurança Pública e a ressaltar que a Justiça virou seu “compromisso de vida”.

Horário Eleitoral Gratuito de Alfredo Gaspar desta segunda-feira

.

Por fim, Alfredo Gaspar visitou um jovem no Benedito Bentes que relatou as dificuldades para conseguir uma oportunidade de emprego, ocasião em que o candidato do MDB apresenta as propostas para o bairro, como o Programa Começando Bem.

“Associado a isso, eu quero trazer para o Biu o Polo Industrial de Maceió, para gerar 10 mil empregos”, completa do candidato.

 

 

 

 

Por Jamylle Bezerra | Portal Gazetaweb.com

Notícias Relacionadas

Não há comentários.

Deixe um comentário