Terça-Feira, 10 de Dezembro de 2019
Política

Silvia Waiãpi garante: “Este governo nos deu voz”

Por: Vale Agora Web em 27/09/2019 às 12:07

A secretária Especial de Saúde Indígena Silvia Waiãpi usou as redes sociais nesta quarta-feira (25) para defender as políticas do governo federal para os índios brasileiros.

Reconhecida como liderança indígena pelo Palácio do Planalto, Silvia, que é tenente do Exército Brasileiro, participou nesta quarta de um ato em defesa dos povos ancestrais.

– Fui uma das quatro mulheres indicadas para integrar a equipe de transição deste governo. Foi este governo que nos deu voz, a verdadeira brasilidade e o direito de honrar a bandeira do Brasil com o nome dos povos indígenas dizendo ao mundo que a Amazônia Brasileira nos pertence, pertence ao Brasil e aos brasileiros – escreveu Silvia em seu Instagram.

A declaração da secretária, que também participou da equipe de transição do governo Bolsonaro, contraria o que indígenas da oposição disseram nesta semana.

Segundo eles, tanto Silvia quanto Ysani Kalapalo, que acompanhou Jair Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU, não eram reconhecidas como lideranças pelos indígenas e por esta razão não tinham o direito de falar em nome dos povos.

O evento em defesa dos indígenas na Câmara dos Deputados contou com a participação de outras 15 lideranças. Todos defenderam a introdução do desenvolvimento e da modernidade nas tribos. Parlamentares alinhados ao governo federal também estiveram na manifestação.

De Tenente à Secretária

Em 2011, tornou-se a primeira indígena membro do Exército Brasileiro, ocupando até o começo do ano a função de chefe do serviço de medicina física e reabilitação em fisioterapia no Hospital Central do Exército. Casou-se com um militar.

“Eu tenho muito orgulho de ser brasileira. Meu maior orgulho é ser indígena, é ser mulher, poder erguer minha cabeça todos os dias e ir trabalhar e acreditar que vou salvar o Brasil”, disse, em entrevista a Ronnie Von em 2012. 

 

Por Conexão Política

Notícias Relacionadas

Não há comentários.

Deixe um comentário