Quarta-Feira, 14 de Novembro de 2018
Saúde

Exposição mostra ensaio fotográfico de pacientes com câncer de mama em Maceió

Ação do Hospital Cliom no Parque Shopping, na Cruz das Almas, tem como objetivo celebrar a luta das mulheres durante o Outubro Rosa

Por: Vale Agora Web em 17/10/2018 às 4:59

201810162134_527829a732Até o fim deste mês, em comemoração ao Outubro Rosa, uma exposição de fotos de mulheres que tiveram câncer de mama ficará disponível no Parque Shopping, no bairro de Cruz das Almas. O lançamento dos totens com as fotografias das pacientes aconteceu na noite desta terça-feira (16).

A ação é uma iniciativa do Hospital Cliom e tem como propósito de celebrar a luta dessas pacientes durante este mês de conscientização da população, como explicou a diretora administrativa da unidade de saúde, Keyla Casteliano. “Para as pacientes, participar do ensaio fotográfico foi um afago na autoestima. Elas puderam expor suas belezas e mostrar sua força nesse momento delicado, servindo também de inspiração para outras mulheres”, disse.

Cícera Gomes foi diagnosticada com câncer no ano passado

FOTO: ANA CLARA MENDES

Para a paciente Cícera da Silva Gomes, participar da sessão de fotos foi muito gratificante. Ela descobriu o câncer em janeiro do ano passado e, em novembro, precisou amputar o braço em decorrência da doença.”A gente está nessa luta para mostrar às pessoas que a gente venceu. Estou viva por um milagre de Deus com a ajuda dos médicos. Me sinto ótima e só tenho a agradecer pela minha vida”, falou.

Maria do Socorro, de 67 anos, revelou que achou sensacional participar da ação. Ela descobriu a doença há um ano e sete meses e, apesar do diagnóstico de cura, continua fazendo tratamentos. “Para mim é uma benção. Tenho uma gratidão muito grande em ter ficado boa e conseguir estar aqui hoje”, disse.

A psicóloga Luciana Martins explicou que o câncer de mama é um estigma e sempre fica um ‘fantasma’ quando o assunto é câncer. Segundo a especialista, ações como essa valorizam as mulheres e as fazem elevar a autoestima e ter uma motivação na vida. “Algumas delas ficam mutiladas e a autoestima baixa após a mastectomia. Mas elas são pessoas completas e queremos que enxerguem isso”, explicou.

Fotos estarão expostas no shopping até o fim deste mês

FOTO: ANA CLARA MENDES

Por Ana Clara Mendes | Portal Gazetaweb.com

Notícias Relacionadas

Não há comentários.

Deixe um comentário