Um levantamento divulgado na tarde desta sexta-feira (22) pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revela que, em Alagoas, 76% dos gestores municipais eleitos em 2012 podem disputar a reeleição este ano. O número supera a média do Nordeste, que é de 75,1%, mas é menor do que o registrado em seis estados da região.
De acordo com o levantamento do CNM, como 24% dos prefeitos eleitos em Alagoas em 2012 disputavam o segundo mandato, eles estão impedidos de concorrer novamente ao Executivo. Os dados tomam como base informações repassadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
Nos principais municípios alagoanos, os gestores podem disputar a reeleição, como é o caso de Maceió, com Rui Palmeira (PSDB), e de Arapiraca, com Célia Rocha (PTB).
Na região Nordeste, o estado de Sergipe lidera o número de candidatos que podem tentar um novo mandato, com 88%; em seguida, aparecem empatados os estados do Maranhão e do Piauí, com 80% cada; Paraíba e Ceará, com 79% cada; e a Bahia, com 77%. Pernambuco e Rio Grande Norte estão atrás de Alagoas, com 73% cada.
Dos possíveis candidatos, a grande maioria é formada por homens. O Nordeste é a região que apresenta maior número de mulheres com possibilidade de pleitear um novo mandato, com 17%. Na contramão, o Sul é a região com menor índice de mulheres com possibilidade de disputar a reeleição, com apenas 9%.
No Brasil, 4.258 dos 5.568 podem tentar a reeleição nas próximas eleições municipais.
Gazeta Web
Mín. 22° Máx. 31°