A Justiça Eleitoral emitiu nesta quarta-feira (28) parecer autorizando a divulgação da pesquisa de intenções de votos de número AL-04581/2016, realizada em Cajueiro, pelo Instituto Data Consulta nos dias 17 e 18 de setembro. A candidata Lucila Toledo do PSDB lidera com 49% da preferência do cajueirense. Já o candidato Palmery, do PMDB, aparece com 29,5% das intenções de voto. A margem de erro da pesquisa é de 4,4%.
Em decisão, o juiz eleitoral Carlos Aley Santos de Melo explicou: "De fato, a documentação demonstra o cuidado empregado pela empresa contratada na feitura da pesquisa. Quando verificadas as variantes analisadas, as localidades pesquisadas e o intervalo de confiabilidade da pesquisa, verifica-se a inexistência de irregularidade. Por isso, autorizo, de imediato, a publicação e divulgação da pesquisa".
Na semana passada, a falta de dois dados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) levou a Justiça Eleitoral a suspender a divulgação da pesquisa. A coligação Unidos por Cajueiro, oposição, usou esse fato para caluniar a legalidade dos dados apresentados e a idoneidade da empresa Data Consulta.
PESQUISA
O instituto perguntou: Se a eleição para prefeito fosse hoje, em quem o senhor votaria? A candidata Lucila Toledo, do PSDB, lidera com 49% de intenção de votos. Com a margem de erro, Lucila Toledo teria entre 44,6% e 53,4% da preferência do eleitor cajueirense.
O candidato Palmery, do PMDB, aparece com 29,5% de intenção de votos. Com a margem de erro, Palmery teria entre 25,1% e 33,9% da preferência. Brancos e nulos somaram 1%. Não opinaram 20,5% dos entrevistados.
O instituto também consultou a rejeição dos candidatos. Palmery, do PMDB, aparece com maior rejeição: 37% dos entrevistados. A candidata Lucila Toledo do PSDB aparece com 28,5% de rejeição. 34,5% não opinaram.
O Data Consulta também avaliou a administração da prefeita Lucila Toledo do PSDB. 72% dos entrevistados aprovam a administração. 15% desaprovam. 13% não opinaram.
DESAFIO
Por meio das redes sociais e até em palanque de comício, a coligação Trabalho e Amor por Cajueiro, da candidata Lucila Toledo, desafiou a coligação Unidos por Cajueiro, do candidato Palmery, a realizarem juntas uma pesquisa de intenção de votos no município.
"Não sabemos o motivo da coligação do candidato Palmery não ter aceitado o desafio. Mas a coligação da candidata Lucila Toledo seguiu em frente. Foi contratada uma empresa séria e o resultado está aí. Lamentamos apenas a grande quantidade de calúnias divulgadas pela coligação do Palmery, em ato de desespero, nesta reta final de campanha", ressaltou o deputado estadual Bruno Toledo.
Por Assessoria
Confira a decisão completa:
Mín. 21° Máx. 32°