22°C 34°C
Viçosa, AL
Publicidade
Anúncio

Levantamento aponta aumento de casos notificados de microcefalia em Alagoas

Levantamento aponta aumento de casos notificados de microcefalia em Alagoas

18/10/2018 às 05h59 Atualizada em 18/10/2018 às 08h59
Por: Redação - Vale Agora Web
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
201810171557_daea088746Houve aumento do número de casos de microcefalia em Alagoas. De janeiro a setembro deste ano, foram 89 registros e, no mesmo período de 2017, ocorreram 67 notificações. O levantamento é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). De acordo com a Sesau, deve-se ressaltar que, este ano, a nomenclatura microcefalia passou a ser chamada síndrome congênita, seguindo o novo Protocolo do Ministério da Saúde, englobando outras anomalias, que podem ser ou não microcefalia, causando o aumento no número de notificações.
Por causa da proximidade do verão, que começa em dezembro, a Sesau destacou que serão mantidas as ações das equipes de saúde para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti em Alagoas. "As ações para o período do verão são as mesmas para a prevenção das arboviroses com zika, dengue e chikungunya, a partir do controle do vetor que é o Aedes aegypti. Além de evitar recipientes que acumulem água, é necessário limpar calhas e quintais e, no caso das gestantes, usar repelente e consultas de pré-natal com especial atenção à realização de teste rápido de zika, hoje fazendo parte do protocolo do Estado, juntamente com os exames de rotina do pré-natal", informou a Sesau. De acordo com informações do Ministério da Saúde, a microcefalia é uma malformação congênita em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada, que pode ser efeito de uma série de fatores de diferentes origens, como substâncias químicas e infecciosas, além de bactérias, vírus e radiação, incluindo o vírus da zika. Por Regina Carvalho | Portal Gazetaweb.com
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias