A internet é o meio pelo qual diversos aparelhos conversam entre si. A conectividade está presente em smartphones, computadores, tablets, televisores, videogames e muito mais. Além disso, é responsável também por conectar pessoas, por isso a Huawei faz importantes investimentos nesse segmento.
Fornecedora líder global da indústria de tecnologia de informação, comunicação e dispositivos inteligentes, a companhia está lançando os roteadores Huawei Mesh e AX3 no mercado brasileiro com solução Mesh focada na solução de problemas de cobertura Wi-Fi, e Wi-Fi 6 já preparados para a mais alta tecnologia de Wi-Fi. A marca, que já é bem conhecida por aqui, passa por um novo momento e expande seus investimentos, indo além do universo mobile, evoluindo seu ecossistema e trazendo produtos para a casa.
Para falar dessa novidade e apresentar os modelos de roteadores, a Huawei convidou o TecMundo. Vamos explorar as tecnologias que eles utilizam e como nós podemos estar cada vez mais conectados — com aparelhos e pessoas — ao utilizar esses dispositivos.
Roteador Huawei WiFi Mesh (Fonte: Reprodução)
Um roteador tradicional tem sérias dificuldades para transmitir sinal ao enfrentar paredes de tijolo ou concreto; como resultado, há uma conexão Wi-Fi fraca, instável e lenta. A tecnologia do Huawei Wifi Mesh veio para resolver esse problema ao oferecer roteadores multibandas para oferecer cobertura total da residência, resultando em múltiplos pontos de conexão em uma rede Wi-Fi versátil, rápida e estável, não permitindo que produtividade e navegação dependam de um único roteador.
O Huawei WiFi Mesh leva a internet para todos os cômodos. Os aparelhos oferecem três bandas (Tri-band), uma faixa de frequência de 2,4 GHz e duas faixas individuais de 5 GHz. Com a banda de 5 GHz, que muda automaticamente para 2,4 GHz em longas distâncias, o roteador cria uma malha wireless contínua e confiável para a casa toda. O dispositivo também suporta monitoramento da qualidade do link em tempo real, possibilitando velocidades de até 2200 Mbps em banda tripla e um ambiente de rede mais estável, permitindo conexões de alta velocidade e baixa latência.
Roteador Huawei WiFi Mesh (Fonte: Reprodução)
O novo roteador da marca ainda oferece outras facilidades, como o Huawei Share, que permite a conexão de smartphones Android com NFC simplesmente aproximando o celular de qualquer uma das torres do Huawei Wi-Fi Mesh. Nem é preciso digitar senha. Além disso, o Huawei WiFi Mesh é plug and play, com instalação e configuração simples e rápidas. É necessário configurar apenas a torre principal do Huawei Wi-Fi Mesh e a conexão de rede entre as outras torres adjacentes (dentro de 5m) é feita de forma automática quando elas são conectadas a uma fonte de energia.
Confira algumas especificações do Huawei WiFi Mesh:
Interface WAN: uma porta Ethernet de 10/100/1000 Mbps
Interface LAN: três portas Ethernet de 10/100/1000 Mbps
Wireless: 802.11ac/n/a 2 x 2 e 802.11ac/n/a 2 x 2 e 802.11b/g/n 2 x 2
Processador: CPU Gigahome quad-core de 1.4 GHz
Memória: 256 MB RAM + 128 MB Flash
Fonte de alimentação: 12 VCC, 2 A, consumo < 24 W
Dimensões: 104 milímetros de diâmetro e 210 milímetros de altura
Peso: cerca de 580 gramas
Huawei WiFi AX3 (Fonte: Reprodução)
Os roteadores Huawei WiFi AX3 foram projetados para entregar melhor desempenho e estabilidade de sinal. Os dois modelos oferecidos, Dual-core e Quad-core, estão preparados para o futuro com suporte a Wi-Fi 6, novo padrão que oferece conectividade mais rápida, eficiente, com menos interferência e baixa latência — a maioria dos roteadores ainda trabalha com o Wi-Fi 5, o que mostra o quanto a Huawei está investindo em tecnologia.
Um dos maiores destaques do Huawei WiFi AX3 é a velocidade. Esses roteadores são capazes de chegar à impressionante marca de 3.000 Mbps sem oscilações e com menos interferências. Devido ao alto nível de modulação 1024-QAM e à largura de banda de até 160 MHz, a velocidade é até três vezes maior se comparada ao Wi-Fi 5.
Huawei WiFi AX3 (Fonte: Reprodução)
Também é importante destacar que os aparelhos contam com reforços de segurança, tendo uma área dentro do processador onde software e hardware são usados para proteger os dados do usuário, com certificado pelo CC EAL5, garantindo proteção para os dispositivos conectados inclusive em ambientes comerciais.
Confira algumas especificações do modelo Quad-core do Huawei WiFi AX3:
Interface WAN: uma porta Ethernet de 10/100/1000 Mbps
Interface LAN: três portas Ethernet de 10/100/1000 Mbps
Wireless: 802.11ax/ac/n/a 2 x 2 & 802.11ax/n/b/g 2 x 2, MU-MIMO
Processador: CPU Gigahome quad-core de 1.4 GHz
Fonte de alimentação: 12 V DC, 2 A; consumo < 24 W
Dimensões: 225 mm x 159,2 mm x 39,7 mm
Peso: cerca de 403 gramas
Mín. 20° Máx. 32°