Foi lançada, nesta segunda-feira (4), a primeira edição da Olimpíada de Matemática de Maceió (OM²), com quase 10 mil alunos inscritos. O programa contempla alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental matriculados na Rede Municipal de Ensino.
A iniciativa teve grande aceitação e superou as expectativas ao ter 9.492 mil estudantes de 30 escolas da Rede Municipal inscritos. O secretário Municipal de Educação, Elder Maia, destacou a importância da participação dos estudantes.
“Tivemos uma adesão significativa e muito importante entre os estudantes e com uma premiação extremamente importante vamos incentivar uma competição saudável, do bom aprendizado e da prática da matemática, que é um dos componentes curriculares mais importantes da trajetória educacional dos estudantes”, ressaltou Elder Maia.
O vice-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa, esteve no lançamento e falou da importância da iniciativa. “Costumamos tratar a matemática como um fantasma e precisamos desmistificar isso. É por essa razão que destaco a importância deste evento hoje. A matemática é fundamental e transformadora e precisamos passar isso para a nossa juventude”, pontuou Ronaldo Lessa.
Visando desmistificar a dificuldade de muitos estudantes, a Olimpíada de Matemática busca, também, incentivar a cultura da prática da disciplina entre os estudantes. Esdras Santos, aluno do 9º ano da Escola Municipal Doutor Pompeu Sarmento, se inscreveu na competição por vontade própria e já pensa no futuro.
“Eu busquei me inscrever na Olimpíada por gostar muito de matemática. Espero dar o meu máximo na prova pra ver como está meu desempenho da disciplina. A competição vai ajudar a abrir a minha mente para no futuro eu conseguir resolver questões em concursos públicos e faculdades, é apenas o início”, disse o aluno.
Para Juliane Medeiros, coordenadora geral do Ensino Fundamental e coordenadora da Olimpíada de Matemática, o programa deve funcionar como método para incentivar os estudantes. “Esta ação é uma estratégia para motivar o ensino da matemática com qualidade em nossa rede e consolidar o processo de ensino e aprendizagem em que os conhecimentos matemáticos são de grande importância na formação das competências gerais dos estudantes”, afirmou.
Josealdo Tonholo, reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) esteve no evento e também ressaltou a importância de combater a rejeição dos estudantes com a matemática. “Essa ação é uma forma lúdica de quebrar essa restrição dos alunos à matemática e começar a entender a importância da disciplina no conhecimento das outras ciências e também no seu dia a dia."
Para o professor de matemática da Escola Municipal Doutor Pompeu Sarmento, Geraldo Ferreira, que participou do comitê elaborador da prova da OM², essa ação é apenas o início de uma longa trajetória na vida dos estudantes.
“A olimpíada é o resultado de um conjunto de ações, onde a prova vai mostrar o resultado do que foi aprendido pelo aluno dentro de sala de aula. Tenho muito orgulho em ver o lançamento deste projeto porque sabemos que é uma semente plantada que resultará em uma grande floresta", disse.
Mín. 22° Máx. 30°