A Prefeitura de Marechal Deodoro, Região Metropolitana de Maceió, decretou situação de emergência na cidade por conta da erosão marinha que atinge a orla da Barra Nova. Válido por 90 dias, o decreto foi publicado no Diário Oficial dos Municípios, no dia 23 de fevereiro.
De acordo com o decreto, a orla marítima da Barra Nova - Povoado de Marechal - vem sofrendo grave processo evolutivo de erosão, devido aos avanços do mar, o que tem agravado drasticamente a região nos últimos meses.
O avanço do mar, segundo a prefeitura, vem causando prejuízos nas vias públicas da cidade e riscos de desabamento de edificações ao longo da faixa de areia da orla, além do excesso de escombros projetados na areia da praia.
Ainda segundo o Município, é possível notar a perda substancial de faixa de areia e a presença de escombros na praia, em função do fenômeno natural cíclico, o que causa graves danos ambientais, socioeconômicos, ao patrimônio público e privado, e ao turismo na região.
Sendo assim, a Prefeitura de Marechal autorizou a mobilização de todos os órgãos municipais para realização de obras de manutenção, reconstrução e reabilitação do cenário, sob coordenação da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano e da Defesa Civil Municipal.
O decreto tem validade de 90 dias, podendo se estender caso persista a situação de anormalidade, comprovada mediante relatório expedido pelos órgãos competentes.
Mín. 18° Máx. 26°