20°C 32°C
Viçosa, AL
Publicidade
Anúncio

Banhistas precisam estar atentos aos alimentos vendidos nas praias; veja dicas!

Banhistas precisam estar atentos aos alimentos vendidos nas praias; veja dicas!

25/02/2022 às 12h43 Atualizada em 25/02/2022 às 15h43
Por: Redação - Vale Agora Web
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução
Ascom SMS

Com o aumento da oferta de alimentos nas praias nesta época do ano, os banhistas precisam estar atentos ao que vão consumir, observando não só as condições de armazenamento da comida ou bebida, mas também do local em que eles estão sendo comercializados. É preciso ficar atento, também, ao manuseio dos produtos e ao uso de máscara por parte do vendedor.

“O consumidor deve possuir um olhar analítico sobre a comercialização do produto. Ele deve estar atento à validade, cores, texturas e ao sabor do alimento, sem deixar escapar as peculiaridades de como o fornecedor manuseia. A ausência de máscaras, a falta de cuidados com a higienização das mãos e até o contato direto do dinheiro com o alimento são exemplos dessas situações preocupantes,” explica a coordenadora e nutricionista da Gerência de Promoção e Educação em Saúde (GPES) da Secretaria Municipal de Saúde, Adriana Toledo de Paffer

Adriana Paffer destaca que o consumidor pode observar o aroma dos alimentos, cujos profissionais de nutrição dão o nome de características organolépticas - aquelas que podem ser notadas pelos sentidos humanos - e que são essenciais na análise para venda e compra de produtos que serão ingeridos.

"Podemos, dessa forma, através do aroma, textura, sabor e de como enxergamos a cor do alimento, ter consciência de seu estado. Em relação à água, ela deve ser incolor, inodora e deve estar lacrada. Outras bebidas, como água de coco, refrigerantes e sucos também devem ser observadas cuidadosamente”, orienta Adriana Paffer.

 Características nutricionais 

De acordo com a nutricionista, o ideal é  se alimentar antes de sair de casa para não passar muitas horas sem nutrientes no corpo.

“Manter-se hidratado, independente da época do ano, e sempre levar seu próprio alimento higienizado e bem armazenado também é importante”, destaca Adriana Paffer.

A profissional afirma que tentar equilibrar a alimentação com produtos naturais e frutas asseguram melhor a qualidade alimentar. Porém, pela praticidade, nem todos preparam refeições ao sair de casa.

“Desse ponto de vista é indicado procurar estabelecimentos que possuam uma oferta maior de produtos e que comercializem os naturais, como sucos, água de coco, entre outros alimentos saudáveis, mas buscar o equilíbrio”, orienta a nutricionista.

Regras sanitárias

Durante o feriado, aumenta o consumo de alimentos e bebidas vendidos nas praias. A Vigilância Sanitária orienta os consumidores a observar as características de exposição e acondicionamento dos produtos alimentícios. “É obrigação do empreendedor seguir os protocolos de segurança para a saúde pública  ao vender seus produtos. O consumidor deve ter o cuidado de verificar a data de fabricação e validade dos produtos, analisar se está em boas condições. O proprietário deve possuir um ambiente higienizado, apropriado para armazenar, com temperatura correta e forma adequada de manuseio,” destaca o coordenador da Vigilância Sanitária de Maceió, Airton Santos.

Exposição e acondicionamento 

A gerente de Alimentos da Vigilância, Vitória Sarah, recomenda que a população leve de casa seu próprio lanche, ou opte por produtos embalados, que possuem menos riscos de infecção do que os produtos de maior exposição ao calor.

“Caso o público deseje consumir  na localidade deverá observar a higienização do vendedor, toda forma de manuseio e armazenamento e a higiene no local, além de evitar alimentos crus, como ostras, molhos e os que ficam muito tempo expostos ao sol”, informa a gerente.

É preciso que o consumidor observe a temperatura de conservação dos alimentos para evitar a ingestão de produtos estragados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias