A Globo bateu o martelo e definiu A Favorita (2008) como substituta de O Clone (2001) no Vale a Pena Ver de Novo. Protagonizada por Claudia Raia e Patricia Pillar, a novela de João Emanuel Carneiro irá ao ar nas tardes da emissora a partir de 16 de maio. O anúncio oficial da reapresentação foi feito por Ana Maria Braga e Fátima Bernardes na passagem de bastão do Mais Você para o Encontro nesta segunda-feira (2).
O Notícias da TV já havia antecipado que o folhetim era o mais cotado para suceder a saga de Jade (Giovanna Antonelli) na faixa de reprises. A Globo vai usar a primeira novela de Carneiro na faixa das nove como uma espécie de "esquenta" para a estreia de Olho por Olho, trama do autor que será lançada direto no streaming.
A Favorita nunca foi reprisada na Globo ou no canal Viva, apesar dos vários pedidos de telespectadores. A novela entrou para o catálogo do Globoplay em 2020 como parte do projeto de adicionar tramas mais antigas na plataforma. Ambientada em São Paulo, a novela é focada na rivalidade entre Donatela (Claudia Raia) e Flora (Patricia Pillar), que no passado cantavam juntas como a dupla sertaneja Faísca e Espoleta. Flora é acusada pelo assassinato de Marcelo Fontini (Flavio Tolezani), marido da parceira, e cumpre pena de 18 anos na prisão, deixando a filha sob os cuidados da ex-amiga.
Ao sair da cadeia, a loira jura ser inocente e acusa Donatela de ser a verdadeira criminosa. As protagonistas, então, passam a brigar constantemente e ainda disputam a atenção de Lara (Mariana Ximenes), fruto de uma traição de Marcelo com Flora e única herdeira de um império de papel e celulose.
Um dos grandes trunfos da novela é a indefinição sobre quem é mocinha e quem é vilã na história --dúvida que só é esclarecida após três meses, no capítulo 56.
Mín. 18° Máx. 28°