Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) participaram, nos dias 20 e 21, de um encontro em Brasília com a Sefaz do Distrito Federal. A equipe se reuniu com o intuito de trocar experiências na área de fiscalização de mercadorias em trânsito.
No primeiro dia, o gerente de fiscalização de operações de trânsito da Sefaz Alagoas, Roberto Freire, e o auditor fiscal Cristiano Nunes, estiveram presentes na apresentação do projeto de fiscalização eletrônica de mercadorias em trânsito nas estradas e rodovias, que será feita através de câmeras de grande alcance e qualidade com sistema de monitoramento.
Além disso, os auditores conheceram a estrutura interna da Secretaria da Fazenda do Distrito Federal (Sefaz DF), como a sala de Gerência de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito, Chefia de Operações Estratégicas (COE) e o Depósito Central de Mercadorias. Também viram uma fiscalização na prática em um aeroporto.
No segundo dia, a equipe alagoana se reuniu com a empresa que poderá fornecer os serviços utilizados no projeto da Sefaz DF, como os dados e imagens das câmeras e o software do sistema para gerar alertas. O objetivo foi entender como as ferramentas funcionam e detalhar como é na prática.
“Quando a gente se aproxima de um outro fisco e trocamos ideias, nós buscamos sempre trazer as melhores práticas de fiscalização do local onde estamos visitando. Por isso, essa troca de experiências é muito importante”, afirmou Roberto Freire.
Mín. 20° Máx. 35°